Publicado em 20.12.2017 - Notícias - Sem comentários

banner-facebook-espaco-maker

Com a proposta de provocar autonomia e protagonismo nas soluções de problemas de forma criativa e sustentável, estamos implantando nosso novo laboratório de inovação.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Stanford, o aluno que põe a mão na massa aprende muito mais. Para apoiar a ideia e promover a criação de espaços de aprendizagem na prática, o Colégio Internacional Torricelli está implementando seu novo Espaço Maker. Um local de aprendizagem criativa onde o aluno é o protagonista do que vai aprender e onde irá aprender fazendo. De forma envolvente e divertida, mesclando robótica, programação e tecnologias digitais, o aluno aprenderá a desenvolver sua criatividade, pensamento crítico e a trabalhar em equipe. As principais ferramentas utilizadas no espaço serão impressora 3D, máquina de corte a laser, kits da Lego Education, entre outros.

Neste primeiro momento, este novo laboratório irá contemplar os alunos do Ensino Fundamental II dentro da grade curricular, mais os demais alunos poderão usufruir por meio dos cursos extras que também serão ofertados.

 

Benefícios para os alunos

– Os alunos são desafiados a participar de projetos e construir suas próprias criações.

– São estimulados em relação à sua criatividade, autonomia e protagonismo. Aqui o importante é pensar fora da caixa e buscar soluções aproveitando ao máximo os recursos disponíveis.

– Experimentar algo na prática muda toda a percepção sobre a aprendizagem dos estudantes, que se tornam mais ativos em todo o processo.

– Aulas colaborativas deixam alunos mais interessados nas disciplinas curriculares.

 

Você sabe o que é o Movimento Maker?

Vivemos um tempo em que é muito fácil descobrir como fazer as coisas. Temos acesso mais fácil e rápido a qualquer tipo de informação.

Hoje aprendemos assistindo vídeos e tutoriais, compartilhando ideias e construímos coisas com uma facilidade nunca antes vista.

Tudo isso faz parte de um novo movimento da nossa era, que vem sendo chamado de Movimento Maker. Dentro deste conceito, somos incentivados a ‘’colocar a mão na massa’’ e fazer acontecer. A palavra Maker, inclusive vem do inglês, significa ‘’fazer’’ e tem uma relação direta com o termo faça você mesmo (ou do inglês DIY ou do it yourself).